quinta-feira, 14 de abril de 2011

Características Físicas dos pandas vermelhos

                                                   

     Os pandas-vermelhos apresentam um comprimento moderado, com uma cauda relativamente longa e felpuda, marcada com cerca de 12 anéis alternando círculos vermelhos e camurças, não sendo preênsil. A cabeça é arredondada, o focinho curto, e as orelhas grandes, eretas e pontiagudas. Apresenta uma grossa pelagem sobre o corpo. Na região ventral a pelagem é macia, lanosa e densa. A face é predominantemente branca com marcações lacrimais castanho-avermelhadas abaixo dos olhos. A pelagem do dorso também é castanho-avermelhada, enquanto que ventralmente é de um negro uniforme. Os membros são negros e as solas dos pés e mãos são cobertas com pêlos densos de coloração branca. Não há dimorfismo sexual na coloração e no tamanho de machos e fêmeas. Os membros torácicos são arqueados para dentro, fazendo com que seu andar seja gingado. Seus pés são plantígrados. Também possui garras semi-retratéis e, como o panda-gigante, tem um "polegar falso" que é na verdade uma extensão do osso do pulso.
O panda-vermelho possui algumas características anatômicas próprias que caracterizam a espécie e, por conseguinte, o gênero Ailurus.[4] O crânio é robusto com fraco desenvolvimento do arco zigomático, da crista sagital e do processo pós-orbital. O osso palatino se estende além do último molar, a fossa mesopterigóide é comprimida anteriormente, e a bula auditiva é pequena e expandida medialmente. O processo pós-glenóide é largo e curvado anteriormente, e o canal alisfenóide está presente. A mandíbula é robusta, mas relativamente curta em relação à altura dos ramos, e a sínfise mandibular é comprimida. O processo coronóide é fortemente enganchado posteriormente e os côndilos mandibulares são grandes. Possui uma dentição robusta em contraste com os procionídeos. A fórmula dentária é Superior: 3.1.1.2 / Inferior: 3.3.3-4.3, Total = 36-38. As fêmeas possuem quatro pares de mamas.   

4 comentários:

  1. Oi Caroline,

    Adorei seu blog, visual muito bom, imagens e um védeo muito legal. Adoro animais e o panda parece um bichinho de pelúcia... é quase inacreditável pensar no seu tamanho real, na sua força. Como eu já lhe disse, não sabia que existiam outros animais, além do urso panda,também chamados de pandas. PARABÉNS!!!

    Gostaria que você fizesse uma introdução justificando a escolha de seu tema e postasse a pergunta que dará rumo à sua pesquisa. Não esqueça de mencionar as fontes de consulta, mesmo os textos sendo de sua autoria. Cuidado com as regras da Língua Portuguesa, verifique a ortografia, o uso de maiúsculas e minúsculas e a concordância, tá?

    Beijos
    Profa. Toninha

    ResponderExcluir
  2. Vc foi muito feliz na escolha do seu tema. A propósito, um professor de História de nossa escola comentou outro dia sobre os mitos do urso panda. Talvez fosse interessante abordar os mitos também!

    Abraços
    Nádia

    ResponderExcluir
  3. Caroline,

    Ainda sinto falta do direcionamento da sua pesquisa - o que você pretende descobrir sobre os pandas? Vai pesquisar sobre os dois? Semelhanças, diferenças, história... seu blog tem elementos muito legais, e ficariam ainda melhores com uma pesquisa mais definida!

    Gosto bastante que cite suas impressões pessoais sobre o que encontra, espero que continue a fazer isso.

    Um beijo,

    Prof.ª Toninha

    ResponderExcluir